Programa Especialidades em Ação Ampliará Acesso a Consultas em Curitiba
⏱️ Tempo estimado de leitura: 3 minutos
- Ampliação de 12 mil consultas mensais em especialidades na saúde.
- Consultas e exames especializados com menor tempo de espera.
- Telerregulação aprimorada para melhor direcionamento de pacientes.
- Notificações pelo aplicativo Saúde Já Curitiba para agendamentos.
- Importância na redução do absenteísmo para melhorar o acesso.
Sumário:
- Lançamento do Programa
- Oferta de Consultas Mensais
- Como Vai Funcionar o Novo Programa
- Perguntas Frequentes
Lançamento do Programa
A Prefeitura de Curitiba anunciou nesta quinta-feira (10) o programa Especialidades em Ação, que visa ampliar o acesso a consultas e exames especializados pelo SUS Curitibano. O lançamento do programa aconteceu no Centro de Eventos Imap Barigui e reuniu representantes de hospitais e clínicas contratadas pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para a realização de procedimentos especializados.
“O programa lançado hoje começa a valer no dia 15 de abril e vai acelerar a oferta de consultas e exames especializados em nossos serviços e nos hospitais e clínicas contratados para diminuir o tempo de espera. Lembrando que as pessoas que estão em situação de urgência e emergência são atendidas em sete a dez dias”, explicou o prefeito Eduardo Pimentel.
Pimentel lembrou que a área de especialidades foi tema das primeiras reuniões de secretariado, em janeiro, e expressou satisfação por poder entregar a ampliação da oferta desse atendimento nos primeiros 100 dias de gestão.
Oferta de Consultas Mensais Especializadas em Curitiba Será Ampliada em 12 Mil
Com o novo programa, a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba vai ampliar em 12 mil a oferta de consultas mensais de Oncologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Ortopedia e Cardiologia, passando das atuais 15 mil consultas ofertadas por mês nestas especialidades para 27 mil.
Além disso, haverá um acréscimo na oferta mensal de 5.540 exames, entre ultrassonografias, endoscopias e colonoscopias, passando dos atuais 11.743 exames ofertados por mês nestas três modalidades para 17.283.
Outra atividade que está sendo intensificada em Curitiba com o programa Especialidades em Ação é a telerregulação das filas de especialidades. Com a ferramenta interna, o médico da atenção primária (posto de saúde) compartilha a situação clínica do paciente com o médico especialista telerregulador, que faz uma análise no prontuário eletrônico e orienta um plano de cuidado a ser realizado na mesma unidade de saúde ou encaminha para atendimento em ambulatório de especialidade.
Com isso, os encaminhamentos para as especialidades são mais qualificados: o paciente é agendado corretamente para o serviço de acordo com seu quadro clínico e pode ser priorizado se houver indicação clínica.
Como Vai Funcionar o Novo Programa
O aviso de agendamento de consultas e exames é enviado ao usuário pelo aplicativo Saúde Já Curitiba, que pode confirmar a data e horário ou cancelar a agenda, caso não possa comparecer.
O cancelamento pode ser feito por duas vezes, e o usuário deve aguardar nova agenda pelo aplicativo. Se o usuário cancelar a terceira proposta de data e horário, ele sai da lista de espera, assim como quando falta ao compromisso agendado. Nesses casos, ele deve voltar à Unidade de Saúde para reiniciar o processo de solicitação. Essa metodologia tem o objetivo de fluir a oferta de agendamentos sem prejudicar os que aguardam pelas consultas e exames especializados.
A SMS registra uma alta taxa de absenteísmo, que chega a quase 40%. “Esse é um desafio enfrentado pelo gestor público, pois afeta o cumprimento da pactuação do quantitativo de consultas estabelecidas em contrato do prestador e inviabiliza o acesso de mais usuários que se encontram em fila de espera”, declara a secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak. “As pessoas que confirmam a data precisam comparecer ou desmarcar o compromisso, dando a vez a outra pessoa que aguarda pelo serviço”, conclui.
Curitiba cumpre com a determinação da Lei Estadual Nº 21.242, de 23 de setembro de 2022, de dar publicidade e transparência ao acesso aos serviços especializados, incluindo a informação individual do cidadão no seu aplicativo Saúde Já Curitiba. Além de ter acesso à sua posição na lista de espera por procedimentos especializados, o usuário recebe pelo app o alerta de buscar atendimento em sua unidade de saúde em caso de piora dos sintomas.
Perguntas Frequentes
1. O que é o programa Especialidades em Ação?
A iniciativa visa ampliar o acesso a consultas e exames especializados pelo SUS em Curitiba.
A iniciativa visa ampliar o acesso a consultas e exames especializados pelo SUS em Curitiba.
2. Quando o programa começará a valer?
O programa começa a valer no dia 15 de abril.
O programa começa a valer no dia 15 de abril.
3. Como os usuários podem confirmar ou cancelar agendamentos?
Os usuários podem fazer isso pelo aplicativo Saúde Já Curitiba.
Os usuários podem fazer isso pelo aplicativo Saúde Já Curitiba.
4. O que acontece se um usuário cancelar várias vezes?
Se o usuário cancelar três vezes, ele sairá da lista de espera e deverá retomar o processo na Unidade de Saúde.
Se o usuário cancelar três vezes, ele sairá da lista de espera e deverá retomar o processo na Unidade de Saúde.
5. Como a transparência é garantida?
Através do aplicativo, os usuários têm acesso à sua posição na lista de espera e são informados sobre sintomas que exigem atendimento.
Através do aplicativo, os usuários têm acesso à sua posição na lista de espera e são informados sobre sintomas que exigem atendimento.
Se você está em busca de informações sobre INSS e benefícios em Curitiba, entre no nosso site insscuritiba.com.br e conheça nossos conteúdos. Estamos aqui para ajudar você a esclarecer todas as suas dúvidas sobre benefícios como aposentadoria, pensões, e benefícios por incapacidade.