12 alimentos e hábitos para quem quer definir o abdômen em 2025

12 alimentos e hábitos para quem quer definir o abdômen em 2025

Seja para aumentar a qualidade de vida ou por questões estéticas, eliminar a gordura abdominal é um desejo comum entre a maioria das pessoas, principalmente entre aquelas que praticam exercícios físicos. No entanto, para alcançar o sonho de barriga tonificada, alguns hábitos de vida devem ser modificados e, ao contrário do que se pensa, passar horas na academia fazendo abdominal não queima gordura.

Duração estimada: 7 minutos

  • Entender a importância de uma combinação de alimentação e exercícios para perder gordura abdominal
  • Conhecer hábitos simples que ajudam na definição do abdômen
  • Incorporar ações diárias para potencializar resultados
  • Desmistificar mitos sobre a queima localizada de gordura

Conteúdo

  1. Qualidade de vida, hábitos e alimentação para abdômen definido
  2. Faça exercícios aeróbicos
  3. Durma bem
  4. Beba água
  5. Consuma alimentos ricos em fibra
  6. Adicione gengibre nas refeições
  7. Consuma mais ovos
  8. Faça musculação
  9. Aproveite os probióticos
  10. Coma peixe
  11. Beba chá verde
  12. Evite açúcar e álcool em excesso
  13. Mastigue bem

Qualidade de vida, hábitos e alimentação para abdômen definido

Seja para aumentar a qualidade de vida ou por questões estéticas, eliminar a gordura abdominal é um desejo comum entre a maioria das pessoas, principalmente entre aquelas que praticam exercícios físicos. No entanto, para alcançar o sonho de barriga tonificada, alguns hábitos de vida devem ser modificados e, ao contrário do que se pensa, passar horas na academia fazendo abdominal não queima gordura.

“Ninguém consegue perder o excesso de gordura na região abdominal se não emagrecer o corpo todo. Não existe um exercício específico que ‘emagreça’ apenas essa região, mas, sim, uma combinação de alimentação ideal com exercícios físicos”, garante Amanda Aguiar, profissional de Educação Física e fisioterapeuta.

1. Faça exercícios aeróbicos

Exercícios aeróbicos, como corrida, natação e ciclismo, trabalham o corpo todo e elevam o ritmo cardíaco, promovendo a queima de calorias e a perda de peso. São, nesse sentido, favoráveis para a perda de gordura abdominal e geral. Apesar disso, para obter os seus benefícios, é necessário praticar as atividades regularmente e, claro, com acompanhamento profissional.

2. Durma bem

O sono é um dos pilares para manter o corpo saudável e desempenhando as suas funções corretamente. Quando dormimos, o organismo regula a produção de hormônios relacionados ao apetite, como a leptina e a grelina, que ajudam a evitar a fome e aumentam a sensação de saciedade. Além disso, uma noite bem-dormida controla o estresse e os níveis de cortisol — que, quando em excesso, provoca a retenção de líquido e gordura.

3. Beba água

A água é conhecida por oferecer maior sensação de saciedade ao corpo. Por isso, o consumo regular, além de ajudar a manter a hidratação, também controla o apetite, melhora a digestão e ajuda a eliminar toxinas do organismo, contribuindo para uma ingestão calórica regular e reduzindo a gordura abdominal.

“Acrescentar ervas, frutas e legumes torna a bebida mais atrativa e nutritiva, já que as propriedades benéficas dos alimentos passam para a água”, explica a nutricionista Graziela Maia.

4. Consuma alimentos ricos em fibra

Os alimentos ricos em fibras, como as frutas, cereais e leguminosas, oferecem inúmeros benefícios para o organismo, como o fortalecimento do sistema imunológico, a prevenção de doenças e até uma melhor capacidade digestiva, aspectos primordiais para a perda de gordura abdominal.

“As fibras proporcionam maior saciedade e fazem com que o esvaziamento gástrico seja feito em um maior tempo. Assim, a sensação de fome demora a surgir e, consequentemente, pode levar a uma menor ingestão alimentar”, afirma a nutricionista Roberta Stella.

5. Adicione gengibre nas refeições

O gengibre é responsável por aumentar a temperatura do organismo, ou seja, um termogênico natural, e isso faz com que ele ajude a queimar calorias e a reduzir inflamações. Além disso, essa raiz também reduz o apetite e acelera o metabolismo, diminuindo a absorção de gorduras e, consequentemente, contribuindo para a perda de peso.

Jovem com ovo na mão, preparando refeição saudável

6. Consuma mais ovos

Os ovos são um dos alimentos mais utilizados durante as dietas, pois, pela riqueza em proteínas, aumentam a sensação de saciedade, fazendo com que as pessoas comam menos no cotidiano. Ainda, devido aos antioxidantes e às vitaminas presentes em sua composição, reduzem o colesterol ruim (LDL), aumentam o colesterol bom (HDL) e melhoram o sistema imunológico.

7. Faça musculação

Fazer musculação pode até não ser um dos esportes favoritos de quem exercita o corpo, mas é uma das estratégias mais eficazes para queima de gordura abdominal. A atividade aumenta o gasto de calorias e estimula o crescimento dos músculos, já que é um exercício de alta intensidade, demandando do organismo mais energia e contribuindo para a perda de peso.

8. Aproveite os probióticos

O desequilíbrio da flora intestinal pode estar relacionado ao ganho de peso e gordura abdominal. Nesse sentido, é indicado consumir alimentos ricos em probióticos, como o iogurte natural e os queijos, para regularizar essa disfunção e melhorar a saúde do intestino. Afinal, uma boa digestão é fundamental para o emagrecimento.

9. Coma peixe

Os peixes contêm substâncias de alto valor para o organismo, como o ômega 3, que protege o corpo contra doenças e aumenta o ganho de massa muscular. Com baixo teor calórico, eles também aceleram o metabolismo e transformam a glicose em energia, evitando que ela se acumule na barriga e vire gordura.

10. Beba chá verde

O chá verde é uma bebida saudável e muito utilizada por quem está de dieta. Isso porque as suas propriedades auxiliam na redução de gordura corporal e, consequentemente, na perda de peso. A bebida também é conhecida por suas capacidades antioxidantes e anti-inflamatórias, que ajudam a prevenir doenças, como o diabetes e a obesidade, e atuam na saúde neurológica.

11. Evite açúcar e álcool em excesso

O açúcar refinado eleva rapidamente os níveis de insulina, o que pode levar ao armazenamento de gordura, especialmente na região da barriga. Já o álcool é rico em calorias vazias, sendo metabolizado pelo fígado de forma prioritária, o que pode retardar a queima de gordura. Além disso, o consumo excessivo de álcool pode aumentar os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, que também está ligado ao acúmulo de gordura visceral.

12. Mastigue bem

O processo de mastigação adequado facilita a quebra dos alimentos em pedaços menores, o que melhora a absorção de nutrientes e reduz o esforço do sistema digestivo. Isso ajuda a prevenir inchaços e desconfortos, comuns quando o alimento não é bem triturado. Além disso, comer devagar e mastigar adequadamente promove a saciedade, evitando excessos e contribuindo para o controle das porções e da ingestão calórica, fatores essenciais para a perda de gordura abdominal.

Anuncie em nosso portal.
Clique no botão abaixo